CIRURGIA ESTÉTICA GENGIVAL

A estética do sorriso não se resume apenas aos dentes: a gengiva também desempenha um papel crucial. A gengivoplastia é uma intervenção que pode revolucionar como você se sente e se apresenta ao mundo.
Deixe seus dados que nossos especialistas entrarão em contato para sanar suas dúvidas e agendar sua avaliação!

Agende sua Consulta!

Cirurgia Estética Gengival

Muitas vezes, ao falar de um sorriso bonito, nossa atenção se volta para dentes alinhados e brancos. Entretanto, a estética do sorriso não se resume apenas aos dentes: a gengiva também desempenha um papel crucial. A gengivoplastia é uma intervenção que pode revolucionar como você se sente e se apresenta ao mundo.

Esta cirurgia minimamente invasiva não só melhora a simetria facial, mas também impulsiona a autoestima. A aparência da gengiva pode ser afetada por diversos fatores, incluindo genética, medicamentos, flutuações hormonais ou mesmo condições dentárias como bruxismo, periodontite e erosão dental.

O que é a Gengivoplastia?

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico meticuloso e sensível, usualmente realizado em um consultório odontológico, focado em ajustar o tecido gengival. O processo permite ao dentista alterar o tamanho, o alinhamento e o contorno, além da espessura da gengiva para torná-la mais esteticamente agradável.

Personalidades como a atriz Glória Pires e o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho são exemplos de quem optou por essa técnica, que é executada por um periodontista, o dentista especialista em cuidados gengivais.

Para quem é indicado?

A gengivoplastia é recomendada para quem se sente desconfortável com o aspecto da gengiva, ao ponto de evitar sorrir ou até mesmo conversar, afetando assim a qualidade das relações sociais. Algumas condições específicas para as quais a técnica é indicada incluem:

✓Hipertrofia Gengival: Quando a gengiva cobre uma parte significativa dos dentes, resultando no chamado “sorriso gengival”.

✓Retração Gengival: Neste caso, a gengiva se retrai, expondo as raízes dos dentes e fazendo-os parecer mais longos. Isso também pode causar sensibilidade nos dentes.

✓Contorno Gengival Irregular: Quando o formato da gengiva não é uniforme, fazendo com que alguns dentes aparentem ser mais longos que outros.

✓Gengiva Escurecida ou Acinzentada: Geralmente ocorre devido ao uso de próteses dentárias ou tratamento de canal.

✓Manchas na Gengiva: Essas manchas podem interferir na estética do sorriso.

Se você pretende modificar o aspecto da gengiva deve, em primeiro lugar, procurar um profissional especializado, que fará uma avaliação clínica completa e saberá se a técnica é ou não indicada para o seu caso.

Confira a seguir para quem a cirurgia de gengivoplastia é contraindicada:

✓grávidas;
✓fumantes;
✓pacientes com ✓hipertensão ou diabetes descontrolada;
✓pacientes com problemas de coagulação.

Além disso, o paciente não deve ter nenhum problema de saúde bucal — como gengivite ou cárie — para fazer a plástica gengival. Nessas condições, o dentista precisa fazer os tratamentos antes da cirurgia.

Como funciona?

Trata-se de uma cirurgia de pequeno porte — dura de 30 minutos a 2 horas — em que o paciente recebe anestesia local. Para realizar a plástica gengival, existem diferentes técnicas — que vão depender do problema a ser corrigido. De forma geral, o cirurgião-dentista realiza um deslocamento suave do tecido gengival com o uso de um bisturi, posicionando-o para baixo ou para cima.

Veja abaixo as técnicas utilizadas:

✓Gengivoplastia — é o procedimento mais simples, em que o profissional faz o recorte e reconstrução do contorno do tecido gengival, deixando-o mais estético;
✓Gengivectomia — é uma cirurgia mais complexa, em que o excesso da gengiva é removido, mas é preciso também trabalhar nos ossos e ligamentos periodontais;
✓Reposicionamento da margem gengival — para casos de retração gengival. O profissional faz uso de um enxerto (retirado do palato) para recobrir as raízes dos dentes, direcionando a margem da gengiva para uma posição mais harmônica.

Quais os cuidados necessários no pré e pós-operatório?

Para fazer a plástica gengival, são necessários alguns cuidados antes e depois da cirurgia para que a técnica seja realizada com segurança, a recuperação do paciente seja tranquila e a cicatrização ocorra de forma mais rápida. Acompanhe, a seguir, o que precisa ser feito em cada etapa.

Pré-operatório

✓Anamnese, etapa em que o dentista conversa com o paciente para conhecer sua queixa, seus hábitos, saber o que espera do tratamento e para entender melhor sua condição de saúde, verificando, dessa forma, se há ou não indicação do procedimento;
✓Exame clínico;
Tratamentos para eliminar problemas de saúde bucal, como placa bacteriana e cárie;
✓Utilização de medicamentos prescritos pelo dentista.

Pós-operatório

✓ Tomar a medicação prescrita pelo cirurgião-dentista;
✓ Realizar bochechos com a medicação indicada;
✓Não consumir alimentos sólidos e quentes. Dar preferência para opções líquidas, cremosas ou pastosas mornas ou frias;
✓Realizar compressas frias na região para prevenir inchaços;
✓Não realizar atividades físicas;
✓Não se expor ao sol;
✓ Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
✓ No momento da higienização bucal, não passar a escova na região operada;
✓ Evitar conversar demais, principalmente nas primeiras 48 horas após o procedimento.

Agora que você está mais informado sobre o que é a gengivoplastia, como ela é realizada e para quais casos é mais indicada, talvez seja o momento de considerar se este é o procedimento certo para melhorar o seu sorriso e, consequentemente, sua autoestima.

A gengivoplastia consegue equilibrar e harmonizar o contorno e a dimensão da gengiva em relação aos dentes. Isso pode ser especialmente impactante se você está insatisfeito com a aparência de um “sorriso gengival” ou dentes que parecem desproporcionalmente longos.

Clique aqui e veja mais tratamentos!

Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:

Facebook
Instagram

Rolar para cima